DIOCESE MISSIONÁRIA NO BRASIL DA CATHOLIC CHARISMATIC CHURCH (OLD CATHOLC SUCCESSION) - CONNECTICUT -USA. ESCRITÓRIO DO ARCEBISPADO DA PROVÍNCIA DA AMÉRICA DO SUL.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Oblação & Consagração
Oblatos Seculares On-Line
Prezado irmão em Cristo.
Com muita alegria e carinho falo sobre os oblatos seculares
cistercienses.
Depois de minha entrevista no Programa Tribuna Independente da
REDEVIDA (25.12.98) muitas pessoas de várias partes do País têm
escrito ou enviado e-mail se interessando, querendo saber mais sobre
os oblatos.
Basicamente eles fazem parte da família espiritual de nossa Abadia.
Vivendo as várias realidades (homens, mulheres, casados, solteiros,
viúvos, jovens, idosos, pobres), cada um com sua história, quiseram
ingressar na espiritualidade monástica tentando viver a Regra de São
Bento na sua vida como leigo, no seu estado de vida, no seu status
social próprio, sendo luz, sal e fermento, uma presença discreta mas
atuante de Deus na sociedade.
Em 1990, ano dos 900 anos do nascimento de São Bernardo começamos um
grupo em São Paulo, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na Vila
Nova Cachoeirinha - (011) 859-4242. Atualmente lá são quase 100 entre
oblatos, noviços e postulantes. Têm reunião mensal comigo quando
tratamos cada vez de assuntos sobre a Regra de São Bento, a
espiritualidade monástica na vida de um leigo, Sagrada Escritura,
liturgia, etc. Geralmente é na última 5ª feira do mês.
Em São José do Rio Pardo, onde se encontra o mosteiro, (019) 680-
4675; fax (019) 680-6068 o grupo começou em 1992 e conta com uns 60
entre oblatos, noviços e postulantes. As reuniões são mensais,
geralmente no 2º Sábado do mês.
Em Igaraí (Distrito de Mococa) começamos um grupo em 1996 e as
reuniões são na última 6ª feira do mês. Lá são 33 noviços e 5
postulantes.
Temos pessoas que fazem parte do grupo dos oblatos e moram em
Maringá, Rio Preto, Amparo, São João da Boa Vista, Três Lagoas,
Mococa, etc. Eles vêm às reuniões quando podem, mas sobretudo para os
passos do postulantado, noviciado e oblação.
Quando alguém deseja ser oblato significa que quer se consagrar a
Deus no seu estado próprio de vida.
No seu caso, penso que pode ser oblato on-line desde que ao menos
vinha alguma vez em São José do Rio Pardo, para os ritos próprios e
para algumas reuniões, retiros.
Penso em dinamizar melhor nossa página na Internet que já tem um link
sobre os oblatos com comentário da Regra de São Bento e assuntos
afins.
Tenho um programa diário numa Rádio Comunitária ligada ao mosteiro
mas estudo a possibilidade de fazer gravações em fitas K7 pois assim
os distantes poderiam usufruir dos comentários que atualmente só os
rio-pardenses têm.
Basicamente dizemos que o tempo inicial do postulantado leva um ano,
ao menos; do noviciado, também um ano e depois vem a oblação.
No postulantado o candidato recebe uma medalha de São Bernardo; no
noviciado a Regra de São Bento oficialmente, se compromete em rezar a
Liturgia da Horas conforme as suas possibilidades e recebe um nome de
um santo como seu padroeiro. É o padroeiro onomástico.
Na oblação assina em um rito solene sua carta de oblação no altar e
recebe o distintivo da Abadia. Nas festas solenes do calendário
monástico se vestem de branco e preto.
Precisaríamos os seguintes dados:
Nome: ____________________________________________
Nascimento: _______________________________________
Estado civil (se casado, nome cônjuge): ________________
Endereço completo: _________________________________
Telefone: __________________________________________
E-mail: ____________________________________________
Como você pensa de forma concreta em participar do grupo dos oblatos?
Possibilidade de vir, etc.
Quais as sugestões, questionamentos.
ENTRE EM CONTATO O QUANTO ANTES
mosteiro@uol.com.br
Pe. Paulo Celso Demartini O. Cist
Prior do Mosteiro e Diretor dos Oblatos
Consagração Espiritual.
Muy amado ermano en Cristo,
Paulo Lôbo.
Por consagración espiritual me refiero personalmente a esto: una
consagración a Cristo que tú haces en tu corazón, en tu espíritu.
Una verdadera consagración significaría que tú haces una promesa
formal en presencia de una autoridad de la Iglesia de entregarte
enteramente a Cristo viviendo en la pobreza, castidad y obediencia.
Hacer esto tiene consecuencias: usualmente entras a formar parte de
un grupo o movimiento religiosos específico, aceptas algún tipo de
regla para tu vida, vives bajo un director, te sometes a una
formación específica, etc... Ahora , si por alguna razón (edad,
salud, etc...) quieres entregarte a Dios pero no estás en posición de
hacer una verdadera consagración formal, puedes escoger un tiempo
formal, puedes escoger un tiempo especial para decirle a Dios que te
quieres entregar a Dios, que te quieres entregar a Él por completo.
Luego, de forma privada ( en tus pensamientos, tiempo que das al
rezo, la manera que reservas tu corazón sólo a Él, el tiempo que das
al apostolado) intenta vivir esa promesa de una manera sencilla,
llena de amor, cada día. Es algo espiritual, privado, solo entre
Jesús y tú, y aunque no te ata tanto como una consagración formal, es
una bella y útil acción si piensas que algún día vas a ser llamada a
consagrarte a consagrarte formalmente a Él. ¿Te ayuda?
Que Dios te bendiga.
Padre Ricardo Soda.LC
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Um comentário:
UMA BELA POSTAGEM, SÓ QUE AMBAS, OBLAÇÃO E CONSAGRAÇÃO FORAM ENVIADAS POR RELIGIOSOS ROMANOS, E ROMA TEM INTERESSE EM VOCAÇÕES DE JOVENS, APENAS.
SE VC FOR DE IDADE E POUCO ESTUDO...SUA CHANCE PE ZERO PARA INGRESSAR NESTAS ORDENS RELIGIOSAS... AFINAL, ELES NÃO SÃO DEUS... ELES FAZEM ACEPÇÃO DE PESSOAS... EU FUI UMA DELAS.
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