quarta-feira, 28 de maio de 2008

UNIDADE CRISTÃ.

SOMOS IRMÃOS ... PENSE NISTO!
Nada existe nos Evangelhos que nos autorize a supor que CRISTO deixou à humanidade uma IGREJA pronta e acabada, nem sequer um projeto ou esboço de projeto.
Legou à humanidade um ESPÍRITO, uma intenção e um propósito; juntamente com os meios essenciais de colocá-los emprática.
Esta função ELE confiou a seus seguidores.
Qual a verdadeira Igreja de Cristo?
Temos hoje tantas Igrejas Particulares que não é mais possível saberqual delas é verdadeiramente Universal. São mais de duzentas e cada uma delas representa um ambiente social ecultural fechado em grau maior ou menor. Em todas elas predomina tanto o individualismo quanto o gregarismo e o espírito de rebanho.
Afinal, o que é IGREJA?
IGREJA é por definição uma COMUNIDADE DE ELEITOS. "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui EU que vos escolhi". Conseqüentemente: CRISTÃO é a adesão livre, consciente e sincera à doutrina do CRISTO. Só merece o nome de cristão aquele que de alguma forma acabou de morrer para si próprio e para o mundo, e nasceu de novo para CRISTO. Sentir a vida como um permanente "crescendo", como flor que cada dia desabrocha um pouco mais: é esta a experiência que só a Esperança Cristã é capaz de proporcionar.
A Igreja de Cristo é COMUNIDADE de fé Cristã?
É, e deveria permanecer assim. Como a exemplo dos apóstolos, na primitividade, foram organizando em Jerusalém, por toda Judéia, Samaria, Antioquia e por toda extensão do Império Romano COMUNIDADESDE FÉ EM CRISTO, depois chamadas IGREJAS.
Estas COMUNIDADES ou IGREJAS LOCAIS não obedeciam sempre a um único modelo sócio-cultural.
A Igreja de Cristo já nasceu diversificada?
Neste terreno, a DIVERSIDADE merecia o mesmo respeito que a preocupação com a UNIDADE. Sem esta DIVERSIFICAÇÃO a UNIVERSALIDADE perderia o eu sentido e em seu lugar surgiria o IMPÉRIO DA UNIFORMIDADE.
Na Igreja de Cristo esta DIIVERSIDADE é ECUMENISMO ou ESCANDÂLO?
Motivo de ESCANDALO não é a DIVERSIDADE, mas sim a DIVISÃO que as separam entre si. DIFERENÇAS que poderiam ter contribuído para enriquecer a todos, foram transformadas em muros que separam. A COMUNHÃO SOLIDÉRIA EM CRISTO JESUS desapareceu e com ela também o ECUMENISMO perdeu o seu poder de aglutinação.
As diferenças estão aí para serem valorizadas. O CRISTO de TODAS AS IGREJAS é o mesmo. Por que SEPARAR o que DEUS criou UNIDO? Porque negar-se a UNIR o que no PENSAMENTO e nas INTENÇÕES de CRISTO nunca esteve separado?
O que fazer com a Igreja de Cristo Diversificada?
O CRISTIANISMO e com ele cada IGREJA CRISTÃ em particular, só terá futuro se encontrar o caminho de retorno à UNIDADE PRIMIGENIA. Se continuarem separadas como agora, nenhuma delas tem futuro.
Isto tem que ser dito não só aos que as dirigem, mas a cada cristão em particular.
O que é então a IGREJA a qual CRISTO se refere com tanto carinho?
Eterno e Imutável é o Reino de Deus. A Igreja não é o Reino de Deus. E, como se apresentam – HOJE – aos cristãos, nem sequer é o CORPO MÍSTICO DE CRISTO. IGREJA, referida carinhosamente por CRISTO, é um organismo social destinado a encarar em termos histórico - cultural toda a grandiosidade deste PROJETO SALVÍFICO DE CRISTO. Tem por finalida de tornar visível a grandiosidade deste PROJETO DIVINO.
A IGREJA é um INSTRUMEMTO e não um fim em si. Ela é um lugar depassagem como o SINAI foi para o Povo de Israel.
O papel da Igreja pode ser comparado ao do corpo físico em relação à alma e ao corpo espiritual do homem.
A UNIDADE DA IGREJA é tão essencial quanto aunidade de qualquer organismo vivo.
No momento em que uma IGREJA se põe a excluir as outras, ou, quando uma IGREJA se identifica como exclusiva ou separada das demais, deixam de ser cristãs. JESUS CRISTO NÃO VEIO PARA SEPARAR, MAS PARA UNIR!
Shalom 'alekhem!

Nenhum comentário: