domingo, 9 de setembro de 2007

DESENCASULAR-SE.

REFLEXÃO DO IRMÃO MARCOS:
"Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa deCristo" (Fl 3:7).
Às vezes fico a me perguntar por que tenho tanto medo do fracasso.Creio que talvez seja o medo de encarar as minhas deficiências. Elasrelembram-me o quão longe estou do que gostaria de ser.
Preciso de ajuda para processar meus fracassos de forma que redundemem glória para Deus. Mais uma vez esbarro em minha vaidade, elainsiste em não ceder espaço. Será que sou diferente ou assustadoramente semelhante aos meussemelhantes? Não posso dizê-lo com certeza, mas creio que temos muitoem comum. Somos de uma fragilidade patética quando se trata de lidar com o eu interior. Grandes homens fazem história, mas não são capazesde dominar suas fraquezas. Razão pela qual são lembrados tanto pelos grandes feitos, como pelos atos inglórios que os tornam detestáveis. Quebrar a própria casca e entrar dentro de si é, sem dúvida nenhuma, atarefa mais difícil para alguém realizar na vida. Para o cristão, considerar as próprias perdas seja em que plano estiverem, e, oferecê-las a Cristo. Passamos grande parte do tempo fazendo justamente o contrário: fortalecendo a própria casca, tornando-a inexpugnável, para que ninguém, nem mesmo nós, possa conhecer o eu mais profundo.
Trazemos ao exterior somente o que queremos que seja visto e apreciado, mesmo que não seja verdadeiro. Assim, perdemos a chance de sermos autênticos para ser somente atores medíocres de um roteiro ruim. Até quandoSenhor? Senhor faça-me vulnerável para ser encontrado e conhecido. Quebra-me as cascas para que eu não esconda o que há de pior em mim. Amém!
No amor de Cristo, irmão Marcos.
Capítulo LXXIII - Regra de S. Bento.
"Aquele que aspira à vida perfeita, esse tem os ensinamentos dos santos Padres, cuja observância conduz o homem aos cumes da perfeição. Com efeito, que página ou palavra da autoridade divina, tanto do Antigo como do Novo Testamento, que não seja retíssima norma de vida humana? Ou que livro dos santos Padres católicos, que não nos pregue bem alto o reto caminho para chegarmos ao nosso Criador? E as "Colações" * dos Padres, as suas "Instituições" * e "Vidas" **, bem como a Regra do nosso Pai S. Basílio, que outra coisa são senão documentos autênticos das virtudes de monges de vida santa e obedientes? Para nós, remissos e de mau viver e negligentes, são de nos fazer corar de confusão. Quem quer que sejas, portanto, que te dás pressa por chegar à pátria celeste, põe em prática, com a ajuda de Cristo, este esboçozinho de Regra que escrevemos para principiantes. E então chegarás finalmente, com a proteção de Deus, a essas sublimes alturas de doutrina e de virtudes, a que acima nos referimos. Amém". * - "Colações" e "Instituições", de João Cassiano** - Vidas dos Santos Padres. http://www.padresdodeserto.net/vbened.htm

Nenhum comentário: